Conqueiros

By Francisco | Comentários fechados em Conqueiros

Situado num planalto a mais de 125 metros de altitude, Conqueiros é considerado um dos pontos mais alto da região, onde se apresentam algumas zonas muito acidentadas e arborizados, com destaque para grandes pinhais, olivais, vinhas, árvores de fruto e também o eucalipto.

locais-de-interesse-turistico_0O solo é fértil e irrigado nas zonas baixas, permitindo uma agricultura produtiva ligada ao milho, feijão, forragens e hortícolas nas zonas húmidas e baixas e é rico no subsolo em oca e gesso nas Picotas, onde há mais de três décadas se pratica a sua exploração industrial na pedreira de S. Martinho, fornecendo matéria prima para as fábricas de cimento e de cal hidráulica.

A paisagem é sobretudo o verde do pinhal que rodeia toda a aldeia ladeada por dois regatos com forte vegetação, onde predominam as árvores típicas dos terrenos húmidos, tais como o salgueiro, a amieiro, o choupo e a acácia, entre outras.

Ainda há poucos anos era possível ver os tradicionais carros de bois puxados por um ou dois animais, conforme as circunstâncias e na casa de alguns lavradores, as tradicionais medas ou sivanas, onde se guarda o pasto seco para a alimentação do gado no Inverno.

Do miradouro da Quinta Alves de Matos, em dias de céu limpo, pode contemplar-se uma paisagem deslumbrante, serpenteada por oliveiras entre casas, pinhais e terras de semeadura e, olhando a poente, perde-se de vista o pinhal de Leiria, a uns 8 Km, onde se pode deleitar a vista, projectando um olhar distante sobre a água cintilante do Oceano Atlântico, que fica a menos de 15 Km desta aldeia.

Categories: Noticias historicas

Comments are closed.

Superb countryside boutique hotel